quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Biografia


*******************************
Eliemary Silva da Silveira mais conhecido pelo seu nome artístico Mara Maravilha, (Itapetinga, BA, 6 de Março de 1968), é uma cantora e apresentadora de televisão brasileira.


Biografia
Mara é doce, meiga e cheia de brilho. Uma estrela enviada a Terra por Deus para alegrar as pessoas. Talento é nato. Dom para a música e televisão.

Apresentadora, cantora, atriz, empresária, diretora, produtora, desenhista, estilista, pintora, compositora... São algumas das qualidades de Mara. Batalhar é seu lema. Sucesso é consequencia de seu trabalho árduo e bem feito!

Em 1978 começou sua carreira, participando do programa infantil Big Ben até apresentar, aos 11 anos, um programa infantil pela TV Itapoan canal 5, na Bahia, então afiliada da Rede Tupi de Televisão, posteriormente REI Rede de Emissoras Independentes até se tornar SBT. Tornou-se uma das principais atrações televisivas produzida por uma emissora brasileira fora do eixo Rio-São Paulo.

Em 1979 participou das férias do programa Aqui e Agora na Rede Tupi carioca sendo dirigida por Wilton Franco.

Em 1982, Mara assina seu primeiro contrato com uma multinacional, a EMI-Odeon, lançando seu primeiro compacto duplo com grande vendagem.

Em 1983 Mara começou a se apresentar como cantora nos programas da TVS Festival Internacional da Criança, Programa Raul Gil, Almoço com as Estrelas, Clube dos Artistas, O Povo na TV, Bozo e Vamos Nessa. Apresentando o Clube do Mickey, alcança grande sucesso regional e chama a atenção do apresentador e empresário Silvio Santos.

Em 1984, a convite de Silvio Santos, muda-se para São Paulo, aos 15 anos de idade, onde começa sua carreira como apresentadora em rede nacional, concorrendo, já em 1984 ao Troféu Imprensa como artista revelação de 1983. Silvio Santos renova o sábado da TVS com a programação Sábado Jovem, no lugar do Programa Raul Gil, e resolve entregar para Mara o comando do programa Vamos Nessa.

Em 1985, Mara estoura como cantora em São Paulo com o hit Chega Stop Pare com Isso, e é convidada por Sérgio Mallandro a participar do filme As Aventuras de Sérgio Mallandro. Mara passa a integrar o júri do programa Show de Calouros e apresenta o programa Sessão Passatempo que incluía os quadros TV Pow, O Preço Certo e Jogo das Pistas. Nesse ano, a convite de Cinthia Abravanel, Mara passou a fazer parte da peça de teatro Xisto, o Menino do Polegar Verde, com Paulinho Lima, seu futuro assistente de palco, no elenco, sendo apresentada no Teatro Maksoud Plaza.

Em 1986, Mara se dedica a seu primeiro LP, pela Odeon, então EMI-Odeon, denominado Simplesmente Mara, com produção dos integrandes do conjunto Roupa Nova Serginho Herval e Ricardo Fegali. Mas o projeto seria descartado para dar lugar ao primeiro LP infantil / infanto-juvenil, Maravilha, com produção de Guti Ribeiro. Mara, curinga da TVS junto a Christina Rocha, Mauro Zukerman e Luis Ricardo passou a ser repórter exclusiva do programa Viva a Noite de Gugu Liberato.

Em 1987, Mara começa a apresentar seu próprio programa, o Show Maravilha, direcionado para o público infantil. O programa obteve grande sucesso, permanecendo durante sete anos no ar e se tornando o principal concorrente do Xou da Xuxa, da Rede Globo. Além disso, Mara se destacava por ser a única apresentadora infantil morena e nordestina. Em função disso, muitos a consideravam como a única apresentadora infantil autenticamente brasileira.

Em 1989 Mara cria sua primeira empresa de licenciamentos e merchandising, a Mara Produções Infantis, e começa a lançar produtos com sua marca além de uma academia de ginástica. Neste mesmo ano, lança seu primeiro disco com temática adulta, produzido por Arnaldo Saccomanni, grande nome do meio artistico que produziu os discos de Tim Maia e Ronnie Von. Sua música de trabalho Liga pra Mim alcança o primeiro lugar nas rádios de todo o país.

Em 1990 Mara lança seu primeiro grande sucesso Não Faz Mal de Thomas Roth. Torna-se um dos nomes mais populares da televisão brasileira de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.

Em 1991 seu programa Show Maravilha é indicado pela primeira vez como melhor programa infantil da TV. Mara adere a causa indígena e lança um disco denominado Curumin.

Em 1992 Mara é indicada ao Troféu Imprensa como melhor apresentadora de TV ao lado de Xuxa Meneghel e Hebe Camargo. No final do ano lança o álbum O Importante é Ser Feliz, com o hit Jesus Cristo, um dos primeiros videoclipes produzidos em película na hístoria do Brasil. Direciona sua carreira para o mercado latino e lança o álbum No Estoy Mal, em língua latina, para toda a américa do Sul.

Em 1994, Mara deixou o SBT e partiu para a carreira internacional. Mara é contratada pela emissora de TV Argentina CBA onde por dois anos apresentou o programa infanto-juvenil Show Mara Maravilla, exibido em diversos países latino-americanos e em quase toda a América do Sul. A Mara Maravilha foi a segunda apresentadora infantil do Brasil que comandou programas pra toda américa latina,Xuxa e Mara Maravilha fizeram muito sucesso no exterior,o programa Show Mara Maravilla era gravado e exibido na Argentina,mais o sucesso da Mara foi tanto que em pouco tempo,várias emissoras de outros países compraram o programa,dessa maneira Mara ficou conhecida Na Argentina,Chile,Venezuela México,Paraguay,Uruguay,Peru e entre outros países da América Latina. O sucesso na Argentina foi tanto,que suas músicas eram executadas em todas as rádios do país,as mais tocadas foram No Estoy Mal,Liga Pra Mim, Curumim Iê Iê e a principal Jesus Cristo até hoje o cd Importante é ser feliz é vendido no País,Na época Mara Maravilha começou a ser chamada pelos seus fãs Argentinos de Mara Maravilla a nova Xuxa muitos fãs cergavam o carro da Mara nas Gravações de seu programa,o programa ia ao ar diariamente,em horário nobre,com um status de super-produção,seu cenário foi montado num grande ginásio da cidade de Córdoba Argentina,em seu cenário havia dois Castelos Medievais,um á esquerda e outro á direita,havia um Grande Urso Azul ao Centro do gigantesco Palco,Mara Saía de uma Porta na Barriga do Urso Azul,e descia de uma Grande escadaria nas cores do Arco-Íris,os convidados músicais saíam de dentro do Castelo Medieval,Haviam cerca de 250 pessoas em sua platéia pois era um ginásio,Havia cerca de 100 Marotos e Maravilhas no palco,que auxiliava a Mara em seu Programa,além dos personagens do programa uma Bruxa,e alguns bonecos que fazia a Alegria da criançada, haviam muitos brinquedos em que as crianças brincavam no palco,a maior parte de seu cenário vieram dos Estados Unidos,seu programa términou devido a morte do diretor do programa,que faleceu com HIV,Mara ficou muito triste com a morte de seu diretor,foi uma grande tristeza entre a produção do programa,que Mara resolveu terminar o programa,e não quis renovar seu novo contrato com a CBA,tanto que o dono da Emissora Argentina ficou muito magoado.

Em 1995, Mara torna-se praticante da religião evangélica. Tempos depois, ela passa a cantar músicas religiosas e torna-se uma cantora gospel renomada.

Em 1996 Mara retorna à TV para apresentar programas infantis na Rede Record. Lá ela comandaria o Mara Maravilha Show, em (1996) e o Mundo Maravilha, em (1997). Mara tornou-se uma das principais estrelas da emissora, que até então estava em quinto lugar de audiência. Em 1997, a Rede Record alcançou pela primeira vez no horário matutino, mais de 7 pontos de audiência com os programas da MaraEla concorria na Época com a Eliana no SBT e Angélica na Rede Globo. Mara lançou o disco Reluz, o primeiro a conter uma música gospel, produzido por Michael Sullivan,No mesmo ano Mara já colocou o seu lado Empresária em evidência e Lança sua primeira Boneca,da marca Elgaplás,Lança também as Sandalinhas Mara Maravilha que continha pulserinhas coloridas,Os dois produtos haviam comerciais na TV,e todos podiam ver em diversas emissoras até na Rede Globo,foi um grande Sucesso de Vendas na época,Além desses produtos Mara lançou um jogo de carimbos. em pouco tempo Mara conquistou todo o Mercado Gospel e Secular,e virou líder entre o público Evangélico.

Em 1998,Mara lança sua própria Gravadora, a Maravilha Music onde lançou seu primeiro CD voltado a música gospel intitulado Abra Seu Coração, que ganhou disco de platina por conquistar vendagem superior a 250 mil cópias. Mara passa a produzir outros artistas. Sua empresa, já denominada Maravilha Promoções Produções e Comércio, cresce e passa a ser uma controladora de várias empresas como a MP Filmes, a Maravilha Music e as grifes Turma da Marinha Maravilha e Mara Maravilha,Além de suas Lojas e Fábrica de Roupas,e a Mara não quer parar por aí.

Em 1999 Mara casou-se pela primeira vez com o produtor e diretor Paulinho Lima. O casamento durou 9 anos.

Em 2001 assina contrato com uma gravadora gospel, a Line Records, do grupo Record,maior no segmento brasileiro. Mara atinge rendimentos superiores a R$ 12 milhões anuais com sua marca.

Em 2002 volta à TV pela Rede Record com o programaA Noite é Nossa Atingindo 10 Pontos de Audiência,Mara saiu do programa por questões saláriais e ficou por um curto período,com a saída da Mara o programa foi apresentado pela cantora Ísis Regina,aonde o programa perdeu toda sua Audiência,que saiu do Ar. No mesmo ano, Mara lança seu primeiro CD e DVD da série "Mara Maravilha para os Pequeninos" que já foi lançada em sua terceira edição. Foi um Grande sucesso entre a criançada de todo o Brasil.

Em 2006 Mara volta mais uma vez a Record com o programa Gospel Line que atinge pela primeira vez pontuação no horário e anúncios comerciais.Mara é indicada pela primeira vez ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Gospel" e lança o DVD Jóia Rara, indicado ao Grammy.

Em 2009 Mara atinge um grande ponto de sua carreira com seu primeiro CD e DVD ao vivo intitulado Novo Coração, produzido pelo compositor e cantor Régis Danese. Mara casou-se novamente com o dentista Alexsander Vigna.


Programas apresentados e participações
1978 - Parquinho – Um show de criança como assistente de palco
1979 - Domingo Show como entrevistadora
1979 - Aqui e Agora como entrevistadora
1980 - Video Jovem
1980 - Bom Bom Show
1980 - Clube do Mickey
1984 - Vamos Nessa
1985 - Sessão Sorteio
1985 - Sessão Passatempo
1985 - Sessão Premiada
1985 - TV Powww
1986 - O Preço Certo
1986 - Viva a Noite como repórter
1985 - Show de Calouros como jurada
1987 - Show Maravilha
1993 - Mara Maravilla Show
1996 - Mara Maravilha Show
1997 - Mundo Maravilha
2002 - A Noite é Nossa
2006 - Gospel Line
Discografia
Álbuns


1982 - Mara (Compacto)
1983 - Mara (Compacto)
1984 - Mara (Compacto)
1986 - Simplesmente Mara (Não lançado)
1987 - Maravilha - 120.000 OURO
1988 - Mundo Maravilha - 250.000 PLATINA
1989 - Mara - 200.000 OURO
1990 - Deixa a Vida Rolar - 220.000 OURO
1991 - Curumim - 450.000 PLATINA
1992 - Show Maravilha - 100.000 OURO
1993 - Importante é Ser Feliz - 300.000 PLATINA
1993 - No Estoy Mal (lançado mas não comercializado)
1994 - Mara - 100.000 OURO
1994 - Meus Momentos I - 20.000
1996 - Reluz - 160.000 OURO
1997 - Meus Momentos II - 10.000
1997 - Só Pra Criança - 80.000
1998 - Abra seu Coração - 100.000 OURO
1999 - Coração Iluminado - 100.000 OURO
2000 - Maravilhoso - 120.000 OURO
2000 - Provérbios de Salomão I e II - 30.000
2000 - Mara Maravilha & Amigas Vol. 1 - 60.000
2001 - Deus de Maravilhas - 100.000 OURO
2002 - Mara Maravilha & Amigas Vol. 2 - 70.000
2003 - Mara Maravilha & Paulinho Cantam com Amigos Românticas Gospel - 50.000
2002 - Mara Maravilha para Pequeninos Vol. I (CD e DVD) - 60.000
2003 - Mara Maravilha para Pequeninos Vol. II (CD e DVD) - 40.000
2003 - Feliz pra Valer - 200.000 OURO
2004 - Mara Maravilha para os Pequeninos Vol III (CD e DVD) - 30.000
2005 - Jóia Rara (CD e DVD) - 100.000 OURO
2006 - Romântica - 100.000 OURO
2007 - Importante é Amar - 50.000 - OURO
2009 - Novo Coração (CD e DVD) - 30.000
2009 - Seleção de Ouro
Singles
1982 - Seja Mais Você
1983 - Se Você Fosse Esperto
1984 - Chega Stop Pare com Isso
1985 - Simplesmente Mara
1986 - Por Um Olhar
1987 - Maravilha
1988 - Olha Pra Mim
1988 - Break Da Galera
1989 - Liga Pra Mim
1989 - Coração De Papel
1989 - Enquanto a Chuva Cai
1990 - Não Faz Mal (Tô Carente Mas Tô Legal)
1990 - Deixa a Vida Rolar
1991 - Curumim Iê Iê
1991 - Não Tem Jeito
1991 - Vivendo e Aprendendo
1992 - Direito da Criança
1993 - Jesus Cristo
1993 - A Gente Sempre Vai Se Amar
1993 - Não Pode Parar
1993 - Maravilhê
1994 - Fica Comigo
1994 - Deixa o Coração Te Guiar
1995 - Razão Pra Viver
1996 - Assim Me Sinto Sem Você
1996 - Rei Davi
1997 - Obrigado Jesus
1998 - Abra Seu Coração
1998 - Aconteceu o Amor
1998 - Autor da Minha Vida
1998 - Cantarei Louvores
1999 - Pai Nosso
1999 - Deus Cuida De Mim
2000 - Maravilhoso
2001 - Deus de Maravilhas
2001 - Só Jesus e Ninguem Mais
2001 - Recomeçar
2002 - Levante a Cabeça
2002 - Arco Iris do Amor
2003 - Doce Como Mel
2004 - A Turma da Marinha Maravilha Chegou
2005 - Amor Perfeito
2005 - Feliz Pra Valer
2005 - Campeões da Fé
2006 - Jóia Rara
2006 - Folha Seca
2007 - Retrovisor
2008 - O Importante é Amar
2009 - Restaura Minha Casa (part. Régis Danese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário